Novos Padrões da ASTM International e o que isso significa para a soldagem de Geomembranas
A American Society for Testing and Materials (ASTM) há muito tempo está associada ao estabelecimento de padrões para o controle de qualidade de vários aspectos da soldagem de geomembranas. Esses padrões fornecem diretrizes para garantir que geomembranas soldadas atendam a expectativas de alta qualidade e critérios de desempenho.
Até recentemente, essas diretrizes se concentravam principalmente em aspectos definitivos de qualidade para manter práticas de soldagem consistentes e confiáveis. No entanto, não havia padrões claros sobre como atingir esses altos padrões. Recentemente, duas adições notáveis foram feitas a esses padrões:
– D8580-24: Prática para soldagem de cunha de geomembranas poliméricas.
– D8468-23: Prática padrão para o procedimento de registro de dados para dispositivos de soldagem usados na produção de soldas por fusão térmica em sistemas de geomembrana.
Vamos examinar em mais detalhes o que esses dois novos padrões buscam alcançar.
D8580-24: Prática para soldagem por cunha quente de geomembranas poliméricas
Este padrão serve como um guia básico, fornecendo instruções sobre pontos-chave relevantes para a produção de soldas de alta qualidade. Ele não apenas detalha o processo de soldagem, mas também descreve os atributos e funções fundamentais para os equipamentos de soldagem, oferecendo ao operador a melhor chance de alcançar uma solda de qualidade. Alguns dos pontos principais incluem:
– Os dispositivos de soldagem devem exibir todos os três parâmetros de soldagem.
– O calor e a velocidade devem ser controlados por sistemas de controle de circuito fechado.
– A pressão deve ser exibida com precisão.
– As máquinas de soldagem não devem ter bordas afiadas que possam danificar a membrana.
– Os dispositivos de soldagem devem suportar um sistema de aquisição de dados.
A capacidade de monitorar e controlar com precisão os parâmetros de soldagem melhora o controle e garante que o controle de qualidade real seja mantido ao longo do projeto de soldagem.
D8468-23: Prática padrão para o procedimento de registro de dados para dispositivos de soldagem usados na produção de soldas por fusão térmica em sistemas de geomembrana
Essa prática padrão estabelece os dados mínimos necessários e como eles devem ser registrados. Os dados adquiridos podem ser usados para fins de controle de qualidade e para detectar anomalias de soldagem ao longo da área soldada. Além disso, os dados podem ser utilizados para realizar uma análise pós-soldagem e garantir que os projetos foram soldados de acordo com os níveis de qualidade aceitos, estabelecidos por meio de soldagens de teste ou outros métodos.
Os equipamentos de soldagem Leister LQS suportam esses dois novos padrões ASTM e contribuirão muito para garantir que a soldagem de geomembranas seja realizada com os mais altos padrões possíveis.
Deixe um comentário