Solda com Ar Quente VS Cola Solvente
Comparação entre Soldagem com Ar Quente e usando Cola Solvente
Em certos mercados, para aplicações de coberturas e lonas, ainda utiliza-se a cola solvente no processo de solda. Nosso post pode lhe ajudar a entender as vantagens de uso de ar quente na solda em comparação com a cola solvente.
Soldagem com Cola Solvente
A soldagem utilizando cola solvente é uma técnica utilizada para emendar membranas e lonas de PVC. A sobreposição das bordas das lonas de PVC são preenchidas manualmente com uma cola solvente adequada, como o THF. O agente de solda deste solvente dissolve as bordas através de uma reação química e então as cola aplicando uma pressão uniforme. Este processo leva tempo, no mínimo 6 horas, até resultar em ligação firme. Regulamentos internacionais tendem a banir todos estes tipos de cola solvente em breve, sendo prejudiciais à saúde além de altamente inflamáveis.
Soldagem com ar quente
Neste caso conseguimos unir vários tipos de plásticos (TPO, PP, PE, PVC, EVA, PIB, EPDM) além de lonas PVC. Com Ar Quente aquecemos lonas plásticas sobrepostas a uma temperatura de aproximadamente 400 °C a 550 °C (dependendo do material) até derreterem. Em seguida são pressionadas firmemente, criando uma ligação molecular e homogênea em questão de segundos. Destacando aqui que, a qualidade da solda realizada já pode ser verificada imediatamente.
Conclusão:
As Vantagens do uso da SOLDAGEM POR AR QUENTE superam as desvantagens em termos de:
- Sustentabilidade
- Velocidade
- Variedade de materiais soldáveis
- Qualidade da solda
- Aplicação
- Ergonomia e
- Segurança
Nós da ABC TECNOLOGIAS entendemos que uma máquina de soldagem automática ou manual por ar quente possui um valor de investimento maior do que o uso de cola solvente, no entanto, ela irá acompanhá-lo de forma fiável durante quase toda uma vida útil. A compra será paga por si, mais cedo ou mais tarde, dependendo da frequência com que é utilizada. Por tanto fique à vontade em nos contatar para que possamos lhe orientar melhor dependendo da sua aplicação, já que possibilidades são muitas!
Além dos equipamentos que utilizam a tecnologia de ar quente, existem também os de cunha quente. Os processos de solda são similares e nenhum deles utiliza toxinas, aditivos químicos ou chamas abertas. A variedade destes equipamentos no mercado é grande, então destacamos algumas aplicações para que possam explorar os equipamentos utilizados em cada uma:
- Soldagem de Lonas
- Soldagem de Mantas TPO e PVC para coberturas
- Soldagem de Geomembranas para impermeabilização de solos
- Soldagem de Pisos Vinílicos
- Soldagem de Plásticos
Conte com nossa parceria! Faça parte da história!
Inscreva-se para receber mais notícias:
Deixe um comentário