Linha Ferroviária da Índia para Caxemira – Equipamentos Leister Utilizados na Construção de Túneis
Na Índia, está sendo construída uma linha ferroviária para conectar a cidade de Baramulla no Vale de Caxemira ao restante do país. Para esse fim, numerosos túneis precisam ser perfurados e selados. Diversos dispositivos e máquinas da Leister são usados para essa finalidade.
Autora: Silke Landtwing, Gerente de Comunicações Corporativas, Leister Suíça
Construir uma linha ferroviária de 326 km, que serpenteia de Jammu a Udhampur, passando por Srinagar e Baramulla no Vale de Caxemira, é um grande desafio por várias razões: a geologia ao longo da rota é muito diferente e complexa. As camadas geológicas variam de conglomerado solto, argila, siltitos, arenito esmagado e dolomita. Além disso, a rota passa pelo terreno acidentado e montanhoso do Himalaia. Durante o trabalho, ajustes no design da pista precisam ser feitos repetidamente. A construção de túneis mais longos e seções transversais largas para estações de trem também apresenta tarefas difíceis para os gerentes do projeto. Além disso, os construtores da pista enfrentam condições climáticas extremas, pois essa região está sujeita a fortes chuvas e nevascas.
Equipamentos Leister para construção de túneis – fornecidos pela Leister Índia
O TWINNY T da Leister é ideal para soldar a geomembrana na construção de túneis devido ao seu peso leve. Isso ocorre porque os usuários precisam de uma máquina de solda automática no túnel que lhes permita realizar soldas superiores mais duradouras.
Apesar desses obstáculos proverbialmente difíceis, o grande projeto tem sido bem-sucedido até agora. O objetivo era que o primeiro trem para o Caxemira partisse em 2022. Para tornar isso possível, muitos mais túneis precisariam ser perfurados e depois selados com geomembranas. É aqui que a Leister Índia entra. A subsidiária indiana do Grupo Leister, ativo globalmente, fornece aos construtores de túneis os equipamentos Leister apropriados.
A Leister Índia conta com as seguintes ferramentas:
- máquinas automáticas de soldar plástico, TWINNY ST,
- TWINNY T
- pistolas de ar quente TRIAC AT
- dispositivos de teste, como o B. VACUUM BELL, VACUUM BOX, VACUUM PUMP, testadores de ar comprimido e numerosos acessórios.
As máquinas de solda de plástico TWINNY da Leister são usadas para soldar geomembranas de PVC de 2 mm, fornecidas por Renolit, SIKA e Technonicol, que são usadas para revestir as paredes do túnel e protegê-las contra corrosão, incluindo a água que escapa da rocha.
Para trabalhos menores de soldagem, os trabalhadores da construção civil contam com a prática pistola de ar quente da Leister, a TRIAC AT. Eles preferem a pistola de ar quente robusta e confiável devido ao seu peso leve de menos de 1 kg e à empunhadura ergonômica de toque suave, o que lhes permite trabalhar por períodos mais longos com facilidade.
TRIAC AT – O Encontro do Design Com a Experiência >
Após as geomembranas de PVC serem soldadas, elas são testadas com equipamentos de teste da Leister, como a agulha de teste, para verificar se as soldas estão herméticas.
Arun Kumar, Gerente Geral da Leister Índia, tem orgulho de que a Leister esteja envolvida nesse projeto importante.
Números e custos
O custo total do projeto é de cerca de 280 bilhões de rúpias indianas (um pouco menos de US$ 4 bilhões).
Deste montante, cerca de 220 bilhões de rúpias indianas (um pouco menos de US$ 3 bilhões) foram orçados apenas para a seção de Katra a Banihal, o que é um desafio particular neste projeto devido à sua complexidade. Isso ocorre porque a rota desta terceira e última seção do projeto compreende um total de 37 túneis com um comprimento total de 163 km (vários túneis principais com um comprimento total de 97 km e túneis de fuga com um comprimento de 66 km).
Fases do projeto
O projeto inteiro foi dividido em três fases devido aos desafios geológicos:
• Fase 1: Quazigund-Baramulla (118 km) e Banihal-Quazigund (18 km)
• Fase 2: Udhampur para Katra (25 km)
• Fase 3: Katra para Banihal (165 km)
Em outubro de 2019, cerca de dois terços dos 326 km da linha ferroviária Jammu-Udhampur-Srinagar-Baramulla foram concluídos. A última seção, que ainda está em construção, é um trecho de 111 km entre Katra, uma cidade de peregrinação hindu perto de Jammu, e Banihal nas encostas do Vale do Caxemira.
O trecho de Katra-Banihal é considerado o mais difícil da história da engenharia na Índia
O trecho de Katra a Banihal (Fase 3 do projeto) é considerada a mais difícil na história da engenharia indiana. Ele inclui a construção de 27 pontes. Isso inclui a Ponte Chenab, com 1315 m de comprimento e 359 m de altura, que será a ponte ferroviária mais alta do mundo quando concluída. Há também 37 túneis, sendo um deles o túnel mais longo da Ásia, com mais de 12 km de extensão.
Os túneis serão equipados com sistemas de ventilação de última geração. Foram feitas disposições para túneis de fuga paralelos de acordo com padrões internacionais, que serão conectados aos túneis principais em intervalos regulares por meio de interligações cruzadas para facilitar o resgate em caso de emergência.
Perspectiva
Quando a linha ferroviária inteira for concluída, trens de Nova Deli e Srinagar viajarão para o Vale do Caxemira em apenas 14 horas.
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