Renovação da Piscina ao Ar Livre de Weyermannshaus, em Berna
A impermeabilização através de soldagem de membranas plásticas é uma das muitas competências da Leister na engenharia subterrânea. No final do verão de 2021, a VARIMAT and Co, em Berna, iniciaram a renovação da piscina ao ar livre de Weyermannshaus. Os nadadores puderam retornar ao seu “Weyerli” a partir de maio de 2022.
Autores: Silvan Horand, Gerente de Produto, e Silke Landtwing, Gerente de Comunicação Corporativa, Leister Switzerland
Área de Recreação “Weyerli”
A piscina ao ar livre de Weyermannshaus, a oeste da capital suíça, Berna, juntamente com uma piscina coberta, uma pista de gelo e uma área de parque, forma uma importante área de lazer para os habitantes de Berna. Os moradores se referem carinhosamente às instalações como “Weyerli”.
A maior piscina ao ar livre da Suíça
Quem usa a técnica de infantilização popular nacionalmente de adicionar o diminutivo “li” à palavra suíça para uma piscina normal está muito enganando. Com uma área de cerca de 16.000 metros quadrados, a piscina ao ar livre de Weyermannshaus é a maior da Suíça. Com um volume de 25.000 metros cúbicos, também é a maior da Europa Ocidental. Só para ter uma ideia: 16.000 metros quadrados é maior que dois campos de futebol.
Desde novembro de 2020, no entanto, houve uma redução de água na piscina ao ar livre, pois ela está passando por reformas. O motivo para isso: a piscina foi construída em 1958 e seu piso, pavimentado com pedras, apresentava vazamentos ao longo dos anos. Um terço da água com cloro infiltrava-se no solo e contaminava águas vizinhas. Uma condição insustentável que obrigou os responsáveis a agir.
Novembro de 2020 – Início das obras de renovação
A renovação de uma piscina nessa escala é um desafio para todas as empresas e instituições públicas envolvidas, algo fora do comum. A reforma seguiu um cronograma apertado, pois estava originalmente planejada para reabrir a piscina ao ar livre no início da temporada, em maio de 2022.
Em 27 de setembro de 2020, o empréstimo de construção no valor de 48 milhões de francos suíços (aproximadamente 50 milhões de dólares americanos) foi aprovado pelos eleitores e os trabalhos de reestruturação já estavam em andamento em 16 de novembro de 2020. No cerne estava a instalação de um novo sistema de tratamento de água, o revestimento completo da piscina existente com revestimentos de plástico resistentes ao cloro, incluindo estabilizador UV, e a reforma dos prédios administrativos.
Escala extraordinária – quantidades extraordinárias de material
Para nos dar uma ideia da escala e das necessidades de material para essa renovação da piscina durante a visita ao local, o empreiteiro nos enviou algumas cifras comparativas: Um rolo de revestimento (com 25 metros de comprimento e 2,05 metros de largura) é suficiente para uma área de aproximadamente 50 metros quadrados. Para uma piscina, como é mais provável ser encontrada em um ambiente privado, são necessários dois a três rolos desse revestimento. Para uma piscina olímpica (com 50 metros de comprimento, 25 metros de largura, equivalente a uma área de 1.250 metros quadrados), são necessários aproximadamente 15 rolos. A empresa responsável pela vedação encomendou 350 rolos para o “Weyerli”. O empreiteiro disse que eles provavelmente vedam uma “piscina” tão grande apenas uma vez na vida. O pedido também causou espanto ao fabricante da membrana.
Desafios particulares ao colocar membranas de plástico
A junção das soldas longitudinais e das emendas tiveram que ser contínuas em toda a piscina. Para alcançar isso, os revestimentos foram primeiro tensionados e depois fixados. Esse procedimento evita a formação de ondas. Em seguida, as membranas plásticas do piso foram soldadas com as máquinas de solda por sobreposição Leister VARIMAT e VARIMAT V2. Ambas as máquinas de solda automáticas são projetadas para soldar grandes superfícies.
Especialistas podem ter percebido na imagem. E não, seus olhos não o enganaram: um VARIMAT dos anos 1990 também foi usado ao soldar o revestimento para o “Weyerli”. Mais uma vez, uma prova de como as máquinas de solda automáticas da Leister são duráveis e confiáveis.
Soldagem manual com TRIAC e LABOR com MINOR
Além de colocar o piso, este projeto também envolveu trabalhos de soldagem manual exigentes e demorados. Conexões, áreas com inclinações acentuadas e detalhes como cantos e bordas foram soldados manualmente. Portanto, os instaladores usaram as pistolas de ar quente padrão TRIAC juntamente com os dispositivos portáteis LABOR com sopradores de ar MINOR.
A combinação de LABOR e MINOR tem a vantagem de que o LABOR é especialmente prático e leve devido ao fornecimento externo de ar. Portanto, garante um trabalho livre de fadiga por um período mais longo. E isso é definitivamente crucial em um projeto dessa escala. Imagine: A cabeceira da piscina, com todas as suas escadas para entrar e sair, tem mais de 580 metros de comprimento. Esse trabalho detalhado sozinho levou cerca de dois meses.
Após um total de sete meses de soldagem, a piscina inteira foi vedada. Durante esse tempo, os instaladores trabalharam praticamente seis dias por semana. Zoran Antic, um funcionário da Tecton AG, disse: “Tivemos que aproveitar cada período de bom tempo, mesmo que fosse um sábado.” O esforço valeu a pena. Quando o clima do outono chegou, a produção diária caiu para aproximadamente um terço do trabalho de um dia de verão. Isso se deve às temperaturas mais baixas, chuva, orvalho, queda de folhas e escuridão. Isso aumentou o esforço de preparação e tornou as condições de trabalho mais difíceis em geral.
Deixe um comentário