Fabricação de Tanques Industriais
Tanques e reservatórios são utilizados para armazenagem de vários tipos de produtos. As vezes estes são altamente corrosivos, tóxicos ou perigosos como também neutros ou alimentícios que precisam de uma armazenagem adequada para evitar sua contaminação. Por tanto tanque pode servir para proteger o produto que está no interior do tanque, como também proteger a contaminação do meio ambiente fora do tanque.
Empresas destaque
A TECFIBRA atua no ramo de plástico reforçado há mais de 30 anos e executa serviços de revestimentos anticorrosivos, montagem, instalação, manutenção e recuperação de tubulações, tanques, diques de contenção, equipamentos, etc.
A GLASTEC, que também faz parte do grupo, é a empresa industrial que fornece Tubos, Conexões, Peças Especiais, Tanques e Equipamentos Industriais Diversos.
Características dos tanques
Tanques que armazenam produtos químicos e a sua qualidade, são de suma importância para todas as grandes empresas industriais. Precisam ter alta resistência mecânica e química, como também uma durabilidade grande para armazenamento de todo tipo de material químico.
Qualquer erro no armazenamento pode levar à contaminação de solo, dos lençóis freáticos, lavando até ao desastre ambiental, além dos ferimentos causados as pessoas atingidas pelos produtos químicos vazados.
O que se busca em características para os tanques são grande resistência à corrosão e processos de oxidação, impermeabilidade, zero manutenção e a utilização prolongada do produto. Podem ser fabricados de vários materiais existentes no mercado mas cada vez mais a partir de uma categoria específica de termoplásticos, tais como Polietileno (PEAD), Polipropileno (PP), Fluoreto de polivinilideno (PVDF), Etileno clorofluoroetileno (ECTFE), Policloreto de vinila (PVC) entre outros…
Estes plásticos podem ser moldados e/ou soldados através de aplicação do calor, as temperaturas altas 300-400°C (dependendo do tipo de termoplástico existe temperatura ideal de solda). Este calor (energia) normalmente vem através de sopro de ar quente usado em várias ferramentas manuais, soldadoras automáticas e extrusoras manuais. Informações adicionais sobre fabricação de tanques e contêineres nas industrias, aquicultura e armazenagem de agua podem encontrar no nosso outro post sobre Fabricação e Reparo de Plástico.
TANQUES EM GALVANOPLASTIA
Os tanques de galvanização servem para armazenamentos de produtos químicos.
Tanques podem ser construídos inteiramente em PP ou estruturados e reforçados com Aço Carbono, como também tanques (piscinas) concretados e revestidos internamente com algum termoplástico (especificação do qual vai depender do produto que vai ficar em contato e que oferece a resistência química adequada).
Tanques construídos em aço carbono (espessura #3/16”), com revestimento interno em PVDF (espessura #4mm) e revestimento externo em fibra de vidro. Dimensões dos tanques altura: 1.750mm, largura: 920mm e comprimento: 2.670mm. Outros detalhes do processo: concentração da solução no interior dos tanques: 262 g/l ácido crômico e 2,62 g/l de ácido sulfúrico e temperatura de operação: 53 a 58°C.
TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS
Alguns exemplos de uso de termoplásticos também são tubulações para transporte de líquidos perigosos e altamente corrosivos, efluentes industriais ou simples tubulações de esgoto. Material de cada tubulação depende e é escolhido depois de avaliar características químicas do liquido (corrosivo), temperaturas, etc.
A solda de CPVC, o material que está sendo soldado é um Tubo DN 42” comprimento de 6 metros em CPVC + PRFV, para sistema de drenagem de fluídos químicos.
Outro exemplo de soldagem de PVC e parte de um tanque para armazenamento de produtos químicos. Liner em PVC interno que é reforçado depois externamente com fibra de vidro (PVC + PRFV). Segue exemplo na foto abaixo:
Equipamentos utilizados neste tipo de fabricação
Soprador de ar quente Triac ST, modelo com rosca ou de encaixe com vários terminais disponíveis que ajudam fazer as soldas corretamente, podendo soldar todos os termoplásticos.
Welding pen S, “uma caneta de solda” que utiliza fonte de ar externa, faz com que os trabalhos de solda mais difíceis se tornam fáceis.
Extrusoras manuais, exemplo de modelos mais utilizados são Fusion 2 e Fusion 3C, entre outros modelos existentes podemos destacar também o único que solda PVC modelo Weldplast S2 PVC.
AGRADECIMENTOS
Muito obrigado a TECFIBRA/GLASTEC pelo profissionalismo na execução dos seus projetos e a sua parceria com a ABC Tecnologias.
Deixe um comentário