Bahr Al-Baqar – 2,7 km de tubos plásticos soldados em tempo recorde no Egito
No Egito, foi construída a maior estação de tratamento de águas residuais da África, Bahr Al-Baqar. Devido à seca e ao rápido crescimento populacional, houve uma necessidade urgente de tratar as águas residuais agrícolas e reciclar a água limpa obtida. Neste artigo, você aprenderá quais equipamentos da Leister foram utilizados nesse projeto de engenharia civil.
Autor: Silke Landtwing, gerente de comunicações corporativas, Leister Suíça
A população no Egito está crescendo rapidamente: cerca de 103 milhões de pessoas (e contando) vivem atualmente na terra das pirâmides e faraós. Como um país árido, o Egito depende do Nilo e das águas subterrâneas, uma vez que mais de 95% do abastecimento de água do Egito é coberto pelo Nilo. No entanto, devido à limitação da água do Nilo e à pouca possibilidade de reutilização das águas subterrâneas, o governo nacional está focado em projetos de tratamento de águas residuais. Seus objetivos são purificar e reutilizar a água, economizando-a e aumentando a produtividade do país.
Tratamento de Águas Residuais
Embora o Egito já esteja sofrendo com a escassez de água, a irrigação muitas vezes é realizada da mesma forma que nos tempos antigos: os agricultores inundam grandes áreas de seus campos com água. Especialistas afirmam que uma quantidade excessiva de água é desperdiçada com a tecnologia antiga e os métodos de irrigação. Essa é uma razão importante para buscar novas soluções e utilizar tecnologia moderna para melhorar a irrigação das terras agrícolas. Além disso, a irrigação também está ameaçada pela contaminação das águas residuais agrícolas, industriais e municipais não tratadas.
Bahr Al-Baqar: A maior estação de tratamento de água da África
A estação de tratamento de águas residuais Bahr Al-Baqar, no noroeste do Egito, está prestes a se tornar a maior da África, e a maior do mundo. A capacidade planejada do projeto é de 5 milhões de metros cúbicos de água tratada por dia (Nota do autor: 5 milhões de metros cúbicos de água são suficientes para encher 2.000 piscinas olímpicas). No total, a estação inclui quatro linhas de tratamento de água, cada uma com capacidade de processamento diário de 1,25 milhão de metros cúbicos de água. A água tratada será usada para irrigar 140.000 hectares de terras agrícolas ao longo do Canal de Suez. A realização do projeto deve melhorar a irrigação das terras agrícolas.
Soldagem de Tubos de PEAD para a estação de tratamento de efluentes
O contrato para a produção e instalação de tubos PE100 em espiral para a estação de tratamento de águas residuais desse projeto em grande escala foi concedido à empresa egípcia Krah Misr. A Krah Misr foi estabelecida sob licença da Krah AG, um fabricante alemão de máquinas. Eles possuem mais de 35 anos de experiência no projeto, desenvolvimento e construção de equipamentos de produção para tubos plásticos de grande diâmetro e conexões em todas as dimensões e espessuras possíveis. O plástico BorSafe™ HE3490-LS, um plástico classificado como PE100, foi escolhido para a produção dos tubos. As vantagens do plástico PE100 para essa aplicação são baixos custos de instalação e manutenção, devido à sua resistência à corrosão e a produtos químicos. Entre muitas outras vantagens, esses tubos plásticos possuem excelentes propriedades de fluxo, alta confiabilidade operacional e, devido à sua superfície lisa e não porosa, têm baixa tendência a incrustações.
2,7 km de tubos PE com diâmetro de 1,6 a 2,5 m soldados em tempo recorde
A Krah Misr forneceu e instalou um total de 2,7 km / 1,7 mi de tubos de PE100 em espiral com diâmetro de 1,6 a 2,5 m para a estação de tratamento de águas residuais. Originalmente, esperava-se que esse projeto fosse concluído em 18 meses. No entanto, esses tubos de baixa pressão (2,2 bar / 220.000 Pa) foram colocados e soldados no local em tempo recorde (sete meses) pela Krah Misr.
Devido à natureza do solo, foi necessária a soldagem por extrusão, além da soldagem por eletrofusão
Os tubos de 6 m de comprimento foram soldados entre si para garantir estanqueidade, estabilidade e resistência a vazamentos.
Devido ao solo argiloso solto e sujeito a consideráveis assentamentos onde os tubos foram instalados, eles precisaram ser soldados de maneira especial. Portanto, além do método tradicional de soldagem por eletrofusão, eles também foram soldados interna e externamente com extrusoras Leister.
Para concluir o projeto em sete meses, a Krah Misr dobrou o número de soldadores e utilizou um total de 24 extrusoras Leister. As extrusoras FUSION 3 e FUSION 3C da Leister são as preferidas dos soldadores da Krah Misr. Diversas razões são citadas para isso: os soldadores conhecem muito bem as extrusoras, pois já trabalham com elas há vários anos. Além disso, as robustas extrusoras Leister são projetadas especificamente para trabalhar com tubos plásticos de grande porte.
Roland Beeler, chefe das linhas de negócio de fabricação de plásticos, coberturas e revestimentos, treinou os soldadores da Krah Misr em 2018 durante um curso de treinamento de três dias. Essa capacitação abordou detalhadamente a soldagem por extrusão de termoplásticos com extrusoras Leister. Desde então, tanto o conhecimento técnico da equipe quanto a qualidade do trabalho de soldagem têm melhorado continuamente. Ao longo dos anos, o portfólio de produtos também foi expandido com o acréscimo de equipamentos Leister e acessórios correspondentes.
Rachid Benlakhouy, gerente de vendas para África, França e Reino Unido da Leister Technologies AG, na Suíça, afirma: “Desde o primeiro dia, entendemos a importância do mercado egípcio para a Leister. Este país sempre realizou grandes e desafiadores projetos de infraestrutura. Por isso, precisávamos ter uma presença forte com um parceiro sólido para oferecer nosso equipamento de soldagem de plásticos fabricados na Suíça, juntamente com excelentes serviços e suporte”.
O distribuidor egípcio da Leister, SHS Saad Hanna Sons, tem fornecido extrusoras para a Krah Misr há anos. Além da distribuição, a SHS também oferece serviços de manutenção e reparo para todas as máquinas e ferramentas da Leister. Os técnicos de reparo da SHS sabem o quão importante é a qualidade dos produtos da Leister, pois eles são utilizados em importantes projetos de infraestrutura no país e devem funcionar de forma confiável, mesmo em condições difíceis.
Atef Hanna, diretor executivo da SHS Saad Hanna Sons, disse: “Foi um desafio entregar um grande número de extrusoras para a Krah Misr na primeira semana do ano novo (2021). Apesar da temporada de férias e da situação da Covid, a Leister fez o impossível e entregou as extrusoras em tempo recorde. Minha equipe garantiu que a liberação alfandegária e a entrega dessa remessa importante fossem realizadas sem problemas. Queríamos fazer tudo o que podíamos para garantir que a Krah Misr pudesse continuar o projeto sem interrupções. Afinal, a Krah Misr é um de nossos clientes mais importantes e sempre nos esforçamos para fornecer o melhor serviço aos nossos clientes.”
Após a conclusão bem-sucedida do projeto no final de abril de 2021, Peter Youssef, gerente geral da Krah Misr, disse: “Como pioneiros na produção de tubos de PEAD em espiral de grande porte no Egito, a Krah Misr está muito satisfeita com o excelente serviço prestado pela Leister. A qualidade das ferramentas fabricadas na Suíça pela Leister e o serviço local da SHS nos agradaram muito. Nossos funcionários, o serviço de primeira classe de nossos parceiros comerciais e a alta qualidade dos equipamentos utilizados são fatores significativos para o nosso sucesso.”
Deixe um comentário