Leister Apoia o Projeto Sustentável “Flipflopi”
Sustentabilidade e soldagem de plásticos fazem parte do DNA da Leister. Esta é uma das razões pelas quais apoiamos o inovador projeto “Flipflopi” no Quênia com nosso conhecimento técnico e ajudamos na construção do próximo veleiro a partir de plástico 100% reciclado. Saiba mais neste post.
Autor: Silke Landtwing, Gerente de Comunicação Corporativa, Leister AG
Se você lê “Flipflopi” e pensa em verão, praia, mar e o calçado correspondente – chinelos de plástico coloridos e confortáveis – você está certo. Enquanto os chinelos de plástico coloridos e práticos estão nos nossos pés, está tudo bem.
No entanto, quando os chinelos de dedo acabam em nossos oceanos em grandes quantidades, se juntando aos resíduos plásticos e aparecendo nas praias, a diversão acaba. Porque a poluição plástica ameaça nossas águas e tudo o que vive nelas. E essa poluição precisa ser combatida.
Felizmente, a maioria dos plásticos pode ser reciclada. Foi assim que nasceu a ideia de coletar e reciclar os resíduos plásticos nas praias do Quênia para construir o primeiro dhow* à vela do mundo feito de 100% de plástico reciclado. Ele tem mais de nove metros de comprimento e pesa sete toneladas. Uma estreia mundial.
*Para quem não sabe: O dhow é um tipo tradicional de veleiro encontrado no Mar Vermelho, Golfo Pérsico e Oceano Índico.
Este Dhow é coberto com 30.000 chinelos
Para o dhow, a equipe do projeto no Quênia coletou dez toneladas de resíduos plásticos na costa leste da África e os reciclou, moldou e esculpiu.
Construído a partir das peças plásticas resultantes, o dhow é revestido com 30.000 chinelos, o item mais comum encontrado durante as limpezas das praias. Daí o nome apropriado “Flipflopi”.
Circum-navegação Planejada
E continua. O próximo dhow já está sendo planejado. Ele terá 24 metros de comprimento e pesará cerca de 50-60 toneladas. O objetivo é navegar ao redor do mundo e apelar para pessoas em todos os lugares para coletar, reciclar e reutilizar resíduos plásticos.
A Primeira Experiência de Soldagem com WELDPLAST S2 da Leister
Um dos engenheiros significativamente envolvidos no projeto, Simon Scott-Harden da Universidade de Northumbria em Newcastle, abordou a Leister em janeiro de 2023 porque estava procurando apoio para construir o novo dhow e tinha perguntas sobre soldagem de plástico com extrusoras Leister. Ele já havia adquirido experiência inicial com uma extrusora manual da Leister, com a qual foi autorizado a realizar soldas de teste no serviço de vendas da Leister na Inglaterra, o parceiro Welwyn Tool Group.
Treinamento de Soldagem de Plásticos na Sede da Leister em Kaegiswil
Em 7 de março de 2023, houve o primeiro intercâmbio pessoal na sede da Leister em Kaegiswil. Esta reunião foi toda sobre soldagem de plástico com extrusoras Leister. Na sala de treinamento da Academia Leister, Reto Britschgi primeiro apresentou aos seus dois convidados, Simon Scott-Harden e Jonny Hayes (também da Universidade de Northumbria em Newcastle), os fundamentos teóricos. Isso foi seguido por treinamento prático, no qual Reto demonstrou a soldagem de plástico com extrusoras Leister e Simon e Jonny realizaram soldas de teste nos componentes plásticos que trouxeram sob sua orientação. Isso foi feito com o objetivo de Simon e Jonny compartilharem seu conhecimento com a equipe do projeto no Quênia e instruir e apoiar a equipe no trabalho de soldagem de plástico para o próximo dhow.
Simon enaltece o novo projeto de barco e os obstáculos da reciclagem dos diferentes plásticos na África, que foi seguido por um intercâmbio com Reto sobre as vantagens e desvantagens dos materiais. Especialmente a resistência aos raios UV dos barcos – é por isso que a maioria dos barcos de plástico é preta – é um desafio na construção naval.
Rachid Benlakhouy, Gerente de Vendas da Leister International AG, acha este projeto extremamente interessante com a Leister envolvida nele.
Durante a visita, Simon e Jonny aproveitaram a oportunidade para deixar Urs Zimmermann mostrar-lhes a produção da Leister em Sarnen.
Estamos muito animados com o projeto e vamos mantê-lo atualizado em nossos canais de mídia social e aqui em em nosso blog.
Obrigado à Equipe do Projeto Flipflopi
Obrigado pelas fotos e pela ótima cooperação. Estamos muito animados para apoiá-los na construção de seu dhow ainda maior e fazer parte do seu projeto de sustentabilidade inovador e desafiador.
Mais sobre o Projeto Flipflopi
Quer saber mais sobre o Flipflopi? Clique aqui para o site.
Deixe um comentário