Participação da Leister na Construção do Primeiro Túnel Rodoviário da Tunísia
A Tunísia é o país mais ao norte da África, com uma costa ao longo do Mar Mediterrâneo ao norte e ao leste, e dois países vizinhos: Argélia a oeste e Líbia a sudeste. Com uma extensão de cerca de 163.610 km², é aproximadamente o dobro do tamanho da Áustria. A Tunísia possui uma economia altamente competitiva e uma população superior a dez milhões.
Autor: Silke Landtwing, Gerente de Comunicações Corporativas, Leister Suíça
Primeiro Projeto de Túnel Rodoviário – Selado Usando Geossintéticos
Num esforço para estimular seu desenvolvimento econômico e social, a República da Tunísia investiu em sua infraestrutura rodoviária. Pela primeira vez na história do país, isso envolveu a construção de um túnel rodoviário com selagem de última geração que utiliza geossintéticos.
Com um comprimento total de 3 km, a intenção foi conectar as vias GP10 e X nas regiões de Tunis e Ariana por meio de quatro túneis – com quatro faixas. Os túneis neste caso são valas cobertas cujo comprimento se estende por 1,2 km no total. A construção foi programada para ser concluída em 30 meses.

Grupo PERLA Contrata Leister para Trabalho de Tunelamento
O Grupo PERLA é a principal empresa da Tunísia no campo de trabalhos de selagem e novas soluções para projetos imobiliários e de infraestrutura. Anis Samara, Diretor Técnico e sócio do Grupo PERLA, sabe que pode contar com a Leister: “A PERLA executou o trabalho de selagem para os quatro túneis simultaneamente. Para garantir que um alto padrão de qualidade seja mantido consistentemente, utilizamos máquinas e ferramentas automáticas da Leister para soldagem e selagem das membranas de PVC.”
TWINNY T – TWINNY S e TRIAC ST Desempenhando seus Papéis
As equipes da PERLA utilizaram as soldadoras automáticas TWINNY T e TWINNY S, além das ferramentas TRIAC ST, para soldar um total de 30.000 m² de membranas de PVC translúcidas com 2 mm de espessura, bem como membranas de proteção com 1,9 mm de espessura. Para selar as paredes do túnel, as soldadoras automáticas da Leister e as ferramentas manuais foram utilizadas em posições verticais e horizontais.
TWINNY T – Para Soldagem de Qualquer Tipo de Túnel
As soldadoras automáticas da Leister garantem que a estabilidade permaneça constante e que os parâmetros sejam monitorados consistentemente durante o processo de soldagem. Por essa razão, a PERLA optou pela soldadora automática TWINNY T da Leister para realizar seus projetos de tunelamento – uma escolha acertada, já que a TWINNY T já provou seu valor em dezenas de túneis ao redor do mundo. A aplicação mais famosa em que foi utilizada é o Túnel de Gotthard, na Suíça, com mais de 50 km de comprimento e inaugurado para o transporte ferroviário em 2016.
MAIS SOBRE O TÚNEL DE GOTTHARD >
A TWINNY T é totalmente controlada e garante que tanto a temperatura quanto a velocidade de soldagem permaneçam estáveis sob condições variáveis do local. Na Tunísia, essas condições se apresentam na forma de significativas flutuações de temperatura: o país experimenta temperaturas de até 40°C no verão, mas uma média um tanto fria de 0°C no inverno.
Testando a Estanqueidade Com Ar Comprimido

A estanqueidade foi testada usando equipamentos de teste com ar comprimido no ducto de inspeção entre as duas bordas da junta de soldagem.
Tunísia – Um Farol na África
Com os altos padrões de construção que entrega em seus projetos de infraestrutura, a Tunísia está estabelecendo um alto padrão – por isso não há dúvida do porquê se tornou uma das nações líderes da África.
A Leister tem orgulho de desempenhar um papel na implementação desses projetos de infraestrutura.
Deixe um comentário