Picariello Teloni, soldagem ainda mais inteligente com a Leister
Picariello Teloni: a história de uma empresa italiana que desenvolveu e aprimorou seus negócios graças à Leister.
Autor: Alberto Pecchio, Especialista em Marketing, Leister Itália
A Picariello Teloni é uma empresa com uma grande tradição: fundada em 1946 pelo bisavô dos atuais proprietários, ela vem produzindo lonas e coberturas para veículos há quase três quartos de século. A sede da empresa fica em Battipaglia, na província de Salerno, mas a Picariello Teloni possui clientes em todo o território nacional e também no exterior.
Ao longo dos anos, a empresa definitivamente evoluiu: o pequeno workshop de 20 m² dos primeiros tempos foi transformado ao longo do tempo em uma planta de 3.000 m², com 16 funcionários e nove equipamentos de soldagem.
MAIS SOBRE A PICARIELLO TELONI
Além do crescimento em tamanho, houve, é claro, uma evolução tecnológica: se as primeiras coberturas eram feitas de lona, desde 1975 a empresa começou a soldar PVC, inicialmente usando máquinas de solda de alta frequência.
Uma tecnologia prática e conveniente
Posteriormente, a Picariello Teloni começou a implementar a soldagem de materiais termoplásticos usando tecnologias baseadas em ar quente. Como explica Alessandro Picariello, um dos proprietários da empresa: “A introdução de novas tecnologias leva tempo para nos familiarizarmos com suas características, mas uma vez que as máquinas de solda com ar quente foram testadas, os operadores não tiveram mais dúvidas sobre sua validade e praticidade, questionando por que não as adotamos antes”.
Nos últimos anos, várias máquinas de solda a ar quente foram adquiridas, e em todos os casos, a escolha da Picariello Teloni foi baseada nas soluções propostas pela Leister.
Picariello Teloni, Leister e Arteca: história de uma (longa) cooperação
A primeira das soluções da Leister adotadas pela Picariello Teloni, graças à mediação da Arteca, que sempre distribuiu os produtos da multinacional suíça na Itália, foi a UNIPLAN, escolhida por sua versatilidade e capacidade de realizar vários processos e soldar diferentes materiais. Logo a primeira UNIPLAN foi acompanhada por outra máquina para atender à crescente demanda.
Com o desenvolvimento da empresa, outras soluções da Leister foram adquiridas pela Picariello Teloni, como a TAPEMAT SPRIEGEL, a máquina ideal para a soldagem eficiente e rápida de correias de reforço para lonas de caminhões, que, com uma produtividade máxima de 20 m/min, é uma das máquinas automáticas de solda de correias de reforço mais rápidas do mercado.
Posteriormente, a empresa também adquiriu a máquina de solda HEMTEK ST, que é a solução ideal para a borda mais rápida e de melhor qualidade de lonas com até 12 cm de largura.
Alta produtividade, excelente qualidade de soldagem e fácil utilização dessas máquinas levaram a Picariello Teloni a não ter dúvidas ao expandir ainda mais sua frota de máquinas: a empresa recorreu novamente à Leister.
A frota de máquinas está completa
Conhecendo bem as necessidades da empresa, a Leister propôs à Picariello Teloni a compra da nova UNIPLAN 500. A empresa já conhecia a versão antiga da UNIPLAN e havia apreciado sua versatilidade; ao experimentar a nova UNIPLAN 500, eles puderam verificar que ela é extremamente eclética, graças a características particulares que a tornam ideal para muitos processos diferentes na mesma atividade.
A UNIPLAN 500 é perfeita para soldar lonas de caminhões (além de muitas outras aplicações). Em particular, é a máquina de solda ideal para empresas como a Picariello Teloni, onde essas atividades são realizadas com frequência e em grandes superfícies, graças às características de robustez e confiabilidade que garantem alta e constante performance.
O excelente, melhorado
Alessandro Foce, Gerente de Produto da Leister Technologies Itália, explica: “A UNIPLAN 500 está equipada com uma alavanca de elevação de material que permite ao operador iniciar a soldagem mais rapidamente. A inserção do bico entre as folhas a serem soldadas também é tornada mais imediata, facilitando o trabalho e tornando-o mais seguro. O rolo de acionamento também é deslizante: isso permite evitar obstáculos como ilhós e ganchos de fixação. A eletrônica embarcada da nova máquina de solda – continua Foce – foi completamente renovada e agora permite salvar os parâmetros de soldagem. A máxima versatilidade que essa inovação traz torna a máquina perfeita para realidades que utilizam diferentes materiais, onde o plano de produção prevê a passagem frequente de um material para outro. Por último, mas não menos importante, a passagem de uma função para outra – da soldagem de folhas acopladas à criação de bainhas ou abas – é ainda mais rápida. As funções de início retardado ou acelerado também foram introduzidas”.
Depois de identificar os parâmetros ideais para um tipo de material, mudar para soldar outro não é um problema: quando se trata de refazer a soldagem do primeiro material, um simples comando é suficiente para recuperar os parâmetros da memória da UNIPLAN 500 e obter imediatamente uma soldagem perfeita, sem a necessidade de proceder por tentativa e erro ou correr o risco de imperfeições na qualidade do trabalho. Isso se aplica naturalmente também às soldagens subsequentes: a grande memória da máquina de solda permite salvar os parâmetros de todos os tipos de soldas realizadas dentro da empresa e recuperá-los facilmente quando necessário.
Resultados Plenamente Satisfatórios
A introdução da nova UNIPLAN 500 permitiu à Picariello Teloni concluir o ciclo de processamento de lonas de caminhões: agora isso pode ser realizado completamente internamente, até os últimos acabamentos, de forma rápida e com qualidade que atende aos altos padrões da empresa. A frota de máquinas da Picariello Teloni, assim completada, eleva a capacidade de produção da empresa para mais de 1000 lonas de caminhão por ano.
“A tecnologia Leister oferece consideráveis vantagens em relação à soldagem de alta frequência”, conclui Alessandro Picariello; “não requer a presença contínua de dois operadores, apenas um, com efeitos positivos evidentes na produtividade. A alta frequência ainda é útil para certos tipos de trabalho – fora do padrão ou que exigem certificações especiais – mas as soldagens obtidas com as máquinas da Leister agora representam um novo padrão para nós, que nos satisfaz perfeitamente em termos de tempo necessário e qualidade dos resultados”.
Deixe um comentário